Noticias

Busca de sintomáticos de tuberculose segue até 23 de março

Busca de sintomáticos de tuberculose segue até 23 de março

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga promove de 11 a 23 de março a Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios – pessoa com tosse por tempo igual ou superior há duas semanas. O objetivo é descobrir, tratar e curar precocemente os casos de tuberculose. A doença é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.
O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo em parceria com as secretarias municipais, vai envolver 645 municípios, 230 laboratórios municipais e 12 laboratórios estaduais do Instituto Adolfo Lutz.
Neste período, em todas as unidades básicas da Secretaria de Saúde de Taquaritinga, independente do motivo da procura, equipes vão perguntar às pessoas sobre a presença e duração da tosse. Os sintomáticos serão encaminhados para exame de escarro (baciloscopia).
Segundo especialistas, cerca de 90% dos casos de tuberculose são da forma pulmonar e destes 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce por meio da busca ativa do sintomático respiratório é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento oportuno.

Sobre a doença
A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Os principais sintomas são tosse prolongada, cansaço, emagrecimento, febre e sudorese noturna. O bacilo é transmitido pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. O paciente deve procurar o Centro de Saúde se apresentar tosse por mais de três semanas, principalmente se tiver também febre e emagrecimento.
Segundo a OMS, 22 países concentram 80% dos casos de tuberculose no mundo. Nos últimos três anos, o Brasil passou da 14ª para a 18ª posição no ranking mundial de casos da doença - foram registrados 70.379 casos novos no ano passado no País. No total, considerando casos de retratamento, foram 83,5 mil casos. Cerca de 3% deles evoluíram para óbito.