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Cartão Vida Melhor

Cartão Vida Melhor

Vida Melhor é um documento único para desburocratizar o acesso das pessoas aos serviços públicos.

A Prefeitura de Taquaritinga promoverá o lançamento do Cartão Cidadão “Vida
Melhor”, nesta segunda-feira (21/1), às 9h, na Central de Atendimento ao Cidadão,
na Cidade Administrativa, sede nova do paço municipal, na Praça 1.o de Maio,
próximo ao Terminal Rodoviário.

O cartão conterá todos os dados pessoais dos taquaritinguenses, servindo como um
documento único para desburocratizar o acesso das pessoas aos serviços públicos.
De início, os primeiros a serem contemplados serão os que são atendidos pelos
programas sociais da secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, como cestas-
básicas.

Aos poucos, o projeto do Cartão Vida Melhor será estendido às redes públicas de Saúde,
Educação, Tributação, Fiscalização etc.
Taquaritinga é pioneira nesse projeto, que trará muitos benefícios aos cidadãos e
cidadãs, em um futuro próximo.

VIDA MELHOR

O cartão Vida Melhor é a materialização de um trabalho que a Prefeitura de
Taquaritinga vem se desenvolvendo para a construção de um sistema de
informações integrado do município, avançando no conceito de Cidades Inteligentes
e se destacando na região como pioneira desse projeto municipal.
O cartão Vida Melhor é uma solução tecnológica de política pública que visa
simplificar a vida dos munícipes no atendimento aos serviços públicos e comércios
da cidade. Seu sistema diversificado de dados permitirá explorar as
possibilidades de expansão do uso do cartão para aproveitamento de outros
serviços do município, além das funcionalidades iniciais que a ferramenta permite
dar aos agentes de inserção dos dados.

O Cartão irá unificar os dados dos cidadãos a fim de facilitar o acesso aos serviços
públicos municipais e identifica as necessidades específicas de cada munícipe a
partir de informações e registros inseridos no sistema.
Desta forma, os serviços serão integrados por um único documento que é o Cartão
Vida Melhor e que cria uma base de dados importante para a adoção de
políticas públicas eficientes e de qualidade.

A primeira fase do projeto será direcionada aos cidadãos que recebem benefícios da
Secretaria de Promoção Social, proporcionando comodidade e facilidade na retirada
dos benefícios, matrículas em curso, entre outros. Mas, depois, o Cartão Vida
Melhor estenderá o seu uso para ter acesso a outros serviços do município,
garantindo, assim, maior agilidade e eficiência da prestação de serviço público aos
taquaritinguenses.

Agora, com o início dos cadastros, pedimos que os cidadãos, que recebem
benefícios municipais, compareçam na Central de Atendimento, onde conta com
uma equipe de atendimento capacitada para a realização do serviço e a manutenção
do cadastro.

CADASTRAMENTO

Para obter o Cartão Cidadão, é preciso que o titular do cartão, seja maior de 18 anos
ou o responsável legal pelo menor de 18 anos beneficente do cartão ou para aquele
que seja incapacitado de responder por seus direitos civis ou de se mover até o
momento, compareça na Central de Atendimento, com os seus documentos, para
fazer o seu cadastro individual e pessoal.

O cadastramento já estará valendo na próxima segunda-feira, no dia 21 de Janeiro,
juntamente com a inauguração da Central de Atendimento ao Cidadão de
Taquaritinga. É necessário fazer o agendamento online, disponível de segunda a
sexta-feira, das 8h às 17h. (Clique aqui para iniciar o agendamento: http://www.taquaritinga.sp.gov.br/agenda-online/ )

Os documentos a serem levados para apresentar já na Recepção da Central de
Atendimento do Cartão Cidadão são os originais: CPF, RG, Cartão SUS,
comprovante de endereço (conta de água, de luz ou do IPTU), Certidão de
Nascimento (para o menor de idade, titular do cartão) e Certidão de Casamento,
quando for o caso.

Após a verificação dos documentos pela Recepção, o cidadão será direcionado, na
própria Central, para o Atendimento do Cartão VIda Melhor, onde serão digitalizados os
documentos conferidos e os dados, contidos nos documentos, cadastrados no
sistema eletrônico, e uma foto facial do titular do cartão será capturada para a
impressão do cartão. Por isso, ressaltamos que todos os cidadãos, com cadastro na Secretaria de
Promoção Social, primeiramente, compareçam na Central de Atendimento ao
Cidadão e realizem os seus cadastros, inclusive dos recém-nascidos.