Noticias

Unidade realizou 90 exames preventivos contra tumores e lesões na próstata e colo do útero

Unidade realizou 90 exames preventivos contra tumores e lesões na próstata e colo do útero

A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer, do Hospital do Câncer de Barretos, esteve na cidade de Taquaritinga, nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, a fim de fazer 90 exames para diagnosticar e prevenir tumores e lesões na próstata e colo de útero. Esses tipos de câncer são os mais comuns atualmente e que apresentam diagnóstico mais simples e barato, que pode ser realizado fora de hospitais especializados. 
Os exames foram feitos na Praça Ernesto Pagliuso, conhecido, “pátio da Fepasa”, na parte baixa do Jardim São Sebastião, na carreta climatizada de um caminhão equipado com centro cirúrgico, sala para exame papanicolau (preventivo de câncer no colo do útero) e de próstata, aparelhos modernos para examinar pacientes e identificar tumores no útero. 
Os viajantes - um médico, uma enfermeira, três técnicas e auxiliares de enfermagem e um motorista - compõem a equipe especializada em Oncologia e apta para diagnosticar e passar orientações de como prevenir vários tipos de câncer. 

Reconhecimento 
O veículo roda o Brasil desde 2001 e cada dia atende uma cidade diferente. Taquaritinga havia perdido o benefício, mas graças à intervenção do prefeito Vanderlei Mársico junto à diretoria do Hospital, os serviços voltaram a ser oferecidos no município. 
Os 90 pacientes atendidos foram triados pela Unidade Básica de Saúde de Taquaritinga. Os homens que passaram pelo exame de próstata têm mais de 50 anos; as mulheres que fizeram o papanicolau têm mais de 18 anos e vida sexual ativa. 
O prefeito Vanderlei Mársico foi conhecer os serviços oferecidos na carreta e parabenizou a equipe de Barretos e aos funcionários das UBSs de Taquaritinga pelo empenho em atender a todos os munícipes. 
“Qualquer município pode requisitar a visita da carreta de prevenção do câncer, mas o hospital dá prioridade para aqueles que contribuem com a instituição. Em nosso município temos a equipe do coordenador de campanha Luiz Galhardi, e juntos nos empenhamos em conseguir essa carreta para atender o município”, afirma. 


Referência 
O Hospital do Câncer de Barretos é referência no diagnóstico, tratamento e pesquisa sobre o câncer em todo o Brasil. A unidade móvel de prevenção deve retornar a cidade em 2019 para exames a prevenção do câncer de mama (mamografia). 
A meta do hospital é visitar todas as cidades que colaboram com a instituição. Qualquer município pode requisitar a visita da carreta de prevenção do câncer, mas o hospital dá prioridade para aqueles que contribuem com a instituição. 
"Nós estamos investindo muito em saúde e a prevenção do câncer é uma atitude que salva", ressaltou o prefeito Vanderlei Mársico.