Prefeito Vanderlei José Mársico

Prefeito Vanderlei José Marsico

Telefone: 16 3253 9100

Expediente: Segunda à Sexta, Das 07h às 17h.

Local: Prefeitura / Gabinete

Competências

O Prefeito, sendo o agente político superior dentro de uma cidade, deve agir como comunicador e defensor da cidade perante a Câmara Municipal e outros órgãos do governo, com o intuito de zelar pelos interesses da população e seu bem-estar.

O mandato do prefeito tem duração de quatros anos, tempo cedido para a administração da cidade e exercer funções politicas, executivas e administrativas, as principais funções executivas e administrativas do prefeito estão as de planejar, comandar, coordenar, controlar e manter contatos externos. Dentre as funções de um prefeito específicas na Lei Orgânica Municipal, estão:

  • Negociar convênios e obter por outras formas benefícios ou auxílios para a sua cidade;
  • Apresentar projetos de leis à Câmara, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis;
  • Convocar extraordinariamente a Câmara, quando necessário;
  • Representar o município em todas as circunstâncias.

Deve se relacionar com organizações comunitárias, lideranças locais, buscando o seu apoio, quando necessário, consultando-as e ouvindo-as para conhecer suas aspirações e suas necessidades de modo a integrá-las ao processo decisório municipal e governar com a comunidade.

Vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha

Vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha

Telefone: 16 3253 9100

Expediente: Segunda à Sexta, Das 07h às 17h.

Local: Prefeitura / Gabinete

Competências

O Vice-Prefeito é o sucessor do Prefeito em casos de vaga do cargo e o substituto em casos de licença ou impedimento.

O Vice-Prefeito pode exercer funções relevantes na administração municipal, sem incompatibilidade, fazendo jus a vencimentos que não se confundem com a remuneração do cargo, devendo optar por um deles.

O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem, licença, ou tenha o mandato cassado, quem assume as funções do titular é o vice. Enquanto o prefeito está em exercício, o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

Deve se relacionar com organizações comunitárias, lideranças locais, buscando o seu apoio, quando necessário, consultando-as e ouvindo-as para conhecer suas aspirações e suas necessidades de modo a integrá-las ao processo decisório municipal.