Outubro Rosa 2022

Mês de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo do Útero

Outubro Rosa 2022

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como principal finalidade alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer do colo de útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

O movimento surgiu nos anos 90, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Anos depois, outras cidades começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações.

Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo!

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Pensando nisso, nosso município irá realizar as tradicionais campanhas de coleta de Papanicolau e encaminhamento para realização da mamografia. Para realização do exame, é necessário levar os seguintes documentos: Cartão do SUS, RG e CPF; além de não ter praticado atividade sexual nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada.

Além das ações tradicionais da campanha, nos dias 4, 5, 6, 7, 10, 11, 15 e 25 de Outubro, as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas em horário estendido - das 16h às 20h para contemplar toda a população com a coleta de Papanicolau e Pedidos de Mamografia, além de palestras sobre violência contra a mulher com a Comissão da Mulher Advogada da OAB. 


Confira o cronograma:

04/10 - UBS AMADEU CHIAROTTI (GUARIROBA) E UBS BRAS CURTI (CECAP)


05/10 - UBS IZOLA BALAN NEGRI (VILA NEGRI)


06/10 - USF ÍTALO CURTI (JD. SÃO SEBASTIÃO), UBS NELSON SARGI (JD. PARAÍSO) E UBS ANTONIO ABBUD (JD. BUSCARDI) 


HOJE (7/10) - UBS ANUR FELIPE GABRIEL (JURUPEMA)


10/10 - USF NÉVIO OZZETTI (JD. MARTINELLI)


11/10 - UBS AKIO NAKASHIMA (JD. SÃO SEBASTIÃO E UBS EDERALDO MARQUES (VALE DO SOL) 

 

25/10 - PALESTRAS NO CINE SÃO PEDRO a partir das 19h:

1ª - Comissão da Mulher Advogada da OAB com o tema "Direito do Paciente com Câncer)
2ª - Dr. Rodrigo Alves Ferreira com o tema "Câncer de Mama e de Colo de Útero
A abertura será feita pelo músico Raphael Cardoso Belarmino da ETAM Santa Cecília.

 

*Programação sujeita a alterações

 

 


O que é o Projeto Pérola?

Começou como uma iniciativa da Ordem do Advogados do Brasil Taquaritinga, que recebeu prontamente o apoio do Judiciário e do Ministério Público da Comarca de Taquaritinga.

O projeto tem por objetivo a redução dos índices de violência doméstica contra as mulheres, crianças e idosas, por meio de promoção de equidade social e proteção dos direitos humanos.

O Projeto engloba as cidade de Taquaritinga, Cândido Rodrigues, Fernando Prestes e Santa Ernestina.

Muitas mulheres vivem em um relacionamento abusivo, e por vezes nem percebem ou têm grandes dificuldades em sair do ciclo de violência.

Esse Projeto tem o intuito de levar informações à toda sociedade para que todos entendam que a violência doméstica não é um problema apenas das vítimas, mas de todos nós. No dia 29/09/2021, fizemos o lançamento da cartilha que traz diversas informações para as vítimas e para todo cidadão, de forma que possam identificar que sofrem este tipo de violência ou que alguém de seu círculo de convivência vem sofrendo.

O Projeto Pérola, conta também com o apoio da Comissão de Defesa das Vítimas de Violência Doméstica da OAB Taquaritinga, que realiza atendimento para apoio jurídico a estas vítimas no CREAS de Taquaritinga, todas as quartas-feiras, no período da manhã.

O Projeto também tem a intenção de oferecer atendimento psicológico para essas mulheres na Delegacia de Defesa da Mulher em Taquaritinga, tudo com a intenção de acolher e afastar essas mulheres dessa violência.
A violência doméstica não é um problema apenas da mulher, ela é um problema de toda a sociedade e todos nós e todos devemos combatê-la.

O Projeto Pérola tem como objetivo também o acompanhamento do agressor, pois apenas a punição não tem sido capaz de evitar reincidências.

Além disso, tem promovido a capacitação de toda a rede dos municípios para promoverem um atendimento digno e acolhedor às vítimas.

Hoje, em briga de marido e mulher, se mete a colher e, com isso, salvamos a mulher.

Para saber mais acesse: Instagram: @comissaodefesaoabtaquaritinga e pelo Facebook: Comissão Defesa às Vítimas de Violência Doméstica – OAB Taquaritinga e para saber mais sobre o projeto siga, Instagram: @projetoperola2020 e pelo Facebook: Projeto Pérola.

 

Uma plataforma completa para você gerenciar o portal da sua prefeitura.