TG 02-041: Espaço Cultural dos Veteranos e Cápsula do Tempo

Em cerimônia de formatura, foram inaugurados o "Espaço Cultural dos Veteranos" e a "Cápsula do Tempo" - que será aberta só em 2042.

TG 02-041: Espaço Cultural dos Veteranos e Cápsula do Tempo

Na manhã de terça-feira, dia 15 de novembro de 2022 - Feriado da "Proclamação da República" - foi inaugurado no Tiro de Guerra 02-041 de Taquaritinga o "Espaço Cultural dos Veteranos" e uma Cápsula do Tempo para ser aberta somente daqui a 20 anos (15 de novembro de 2042) em cerimônia de Formatura Oficial naquele mesmo local.

Como forma de valorizar os feitos realizados pelos Atiradores Veteranos e os Amigos do Tiro de Guerra, ambos os projetos foram pautados na premissa de eternizadar essas duas instalações no TG da cidade.

O Sargento Fambre explicou que a idéia de criar o Espaço Cultural dos Veteranos surgiu após um atirador levar para o Tiro de Guerra uma flâmula antiga, datada de 1958, ocasião em que comemorava-se 30 anos de formação da 1ª Turma de Atiradores que ocorreu em 1928 com a criação do Tiro de Guerra na cidade.

Esta flâmula foi encontrada em uma caçamba de entulho pelo padrasto de um dos nossos atiradores, provavelmente foi jogado fora pelos parentes daquele atirador que serviu no TG em 1928, sem se aperceberem do grau de importância que a flâmula representa.

A pessoa que encontrou a flâmula jogada na caçamba de lixo não doou para o Tiro de Guerra, quis lucrar com o achado.
Após pagar o preço solicitado, a flâmula foi enquadrada e está exposta em posição de destaque no Espaço Cultural dos Veteranos como marco inicial da criação daquele espaço.

Paralelo a criação do Espaço Cultural, o Tiro de Guerra de Taquaritinga criou neste ano a Associação de Veteranos do Tiro de Guerra de Taquaritinga sob a direção do 1º Presidente José Augusto Tiesi, do 1º Secretário João Ricardo Borges, do 1º Tesoureiro Ariovaldo Juliano Sobrinho e o 1º Curador que é o Vinícius Augusto Cruz. "Os Veteranos da primeira gestão terão o papel de não deixarem essa chama se apagar, transmitindo para as próximas gerações a vontade inequívoca de fazer o que fazem por amor. A Associação já nasce forte, robusta e aqueles que quiserem fazer parte deste seleto grupo, o podem fazê-lo", discursou o Chefe da Instrução por ocasião da Formatura.

Já a Cápsula do Tempo foi a forma que o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra encontrou para unir as pessoas em um mesmo objetivo: manter o laço de amizade em uma causa comum a todos e se reunirem após 20 anos nesta mesma data e local, ou seja, no dia 15 de novembro de 2042 para reabrirem a Cápsula do Tempo.

O Sargento Fambre lembrou que, provavelmente, alguns dos participantes não estarão mais presentes neste plano terreno quando se reunirem novamente daqui a 2 décadas, mas os que aqui vierem, foi solicitado que fizessem o compromisso de relembrar os nomes daqueles que partiram e fizessem 1 minuto de silêncio em homenagem a eles.
“Dentro de 20 anos, ao nos reunirmos novamente aqui para reabrirmos as nossas cápsulas, muitos dos Atiradores presentes já estarão casados, outros já terão até netos, e um tanto com bisnetos. Tragam eles, tragam a família para verificarem o que foi deixado de legado para eles: as cartas, as mensagens, os objetos, as fotos, enfim, tudo o que coube na Cápsula do Tempo e tem o seu grau de importância”, discursou o Chefe da Instrução que estava presidindo a Cerimônia.

A Formatura teve ainda como ponto Alto o Hasteamento da Bandeira Nacional, o Canto do Hino Nacional e a entrega do Diploma de Amigos do TG, além da Moeda do Exército Brasileiro aos agraciados que só é concedida às pessoas que contribuem de forma direta ou indireta para que o Órgão de Formação de Reservista cumpra o seu papel cada vez melhor.

Após a inauguração do Espaço Cultural dos Veteranos do Tiro de Guerra de Taquaritinga, o participante mais novo, bem como o mais idoso realizaram juntos, o discerramento da faixa que cobria a placa de aço com os nomes de todos os participantes do projeto.

A formatura contou com a presença de autoridades civis e militares como o Subtenente Gledson de Oliveira Silveira que é o próximo Chefe da Instrução nomeado para Taquaritinga e sua esposa Michele, o Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Jaboticabal Sargento Fabio Fabre, o Capitão Luiz Fernando de Almeida o Vice-prefeito, Luiz Fernando Coelho da Rocha, que estava representando o Prefeito Municipal, o Sr. Thiago Duarte, que é o Secretário de Cultura e Turismo, a Dra. Patrícia Marsico, atual Secretária de Gestão e Presidente do Fundo Social do município e a Sra. Maria das Graças, esposa do antigo Comandante Sargento Marcelino, dentre outras autoridades e convidados.

PÁTRIA! BRASIL!

Uma plataforma completa para você gerenciar o portal da sua prefeitura.