TG de 3 municípios realizam Operação Militar em Taquaritinga

Nos dias 3 e 4 de junho de 2022, militares do Tiro de Guerra 02-041 de Taquaritinga, Tiro de Guerra 02-06 de Itápolis e Tiro de Guerra 02-018 de Jaboticabal realizaram a “Operação Braçal” na Sede de Instrução do Tiro de Guerra de Taquaritinga.

O Exercício Militar é parte das diversas instruções ministradas aos jovens atiradores e atende a grade curricular da formação de Reservistas Militares do Exército Brasileiro visado desenvolver nos atiradores os atributos de rusticidade, camaradagem, tenacidade, resiliência, controle emocional e disciplina intelectual.

A Atividade teve início no dia 3 de junho por volta das 18h com a chegada dos Alunos do Curso de Formação de Cabos de Itápolis (12 militares) e de Jaboticabal (16 militares) que se somaram aos 10 Alunos do CFC de Taquaritinga.

A primeira instrução foi de Patrulhas habilitando o instruendo a exercer uma Patrulha de Reconhecimento Militar ou Patrulha de Combate, ou mesmo a soma das duas. Esta instrução teve inicio com a parte teórica e na prática três grupos distintos tiveram de realizar uma marcha para o combate, reconhecimento e resgate de artefato explosivo e também o resgate de um ferido amigo, com a aplicação das medidas de primeiros socorros e imobilização da vítima antes do transporte.

Após o cumprimento da missão e a apresentação do relatório, os Alunos do Curso de Formação de Cabos tiveram a instrução de sobrevivência no qual aprenderam a encontrar na natureza os alimentos necessários para uma eventual sobrevivência em caso de estar perdido em uma zona de mata. Os Alunos também praticaram o abate e a preparação de aves para o consumo humano finalizando com a cocção e consumo de uma sopa muito nutritiva e repositora de energias.

Dando seguimento as instruções, às 6h foi dado a alvorada para os participantes sendo conduzido o Treinamento Físico Militar de calça e coturno e fuzil nas proximidades do estádio Taquarão.

Por último, os concludentes do Exercício Militar Tiveram a Instrução de Progressão no Terreno em que aprenderam e executar o rapel, lepar, rastejo alto, rastejo baixo, obstáculos máximo e mínimo, mesa, pau bobo, passagem em área de difícil acesso, pista de corda falsa baiana, passeio do macaco, giro do pneu e tiro de FAC.

Ao término do Exercício, os militares dos Tiros de Guerra de Taquaritinga, Itápolis e Jaboticabal posaram para uma foto em conjunto na quadra de esporte do TG antes do retorno para os seus respectivos quartéis.

Concluída a primeira fase do Curso de Formação de Cabos, foi realizado ainda no sábado dia 4 de junho no Tiro de Guerra, uma formatura de promoção a Monitor dos alunos. Participaram da solenidade familiares dos Atiradores, representantes da Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Câmara Municipal, Ex-atiradores, o Prefeito Municipal Sr. Vanderlei José Marsico que também é diretor do Tiro de Guerra, o Cap R1 Luiz Fernando de Almeida e demais autoridades civis e militares, durante o qual foram colocados o tão esperado braçal de Monitor nos promovidos e realizada a entrega de certificados.

Uma plataforma completa para você gerenciar o portal da sua prefeitura.